Zumbido no Ouvido Direito

Zumbido no Ouvido Direito

O zumbido no ouvido direito pode ser definido completamente como uma ilusão auditiva, sendo que essa é uma sensação sonora que não é nada relacionada com a famosa fonte de estimulação externa.

Sobre a palavra tinnitus ela acaba derivando do próprio latim tinnire, que também significa zumbir, tocar. Ademais, em parte dos casos o zumbido nada mais é do que uma percepção auditiva e fantasma que é percebida pelo paciente.

Esse som pode parecer um chiado, cigarra, cachoeira, apito, panela de pressão ou ainda mais raramente um barulho de coração batendo no ouvido.

Algumas pessoas acabam por ouvir este zumbido apenas quando estão em silêncio ou ainda quando estão prestando atenção em seus ouvidos, outras pessoas ouvem o tempo todo.

 

O que é o zumbido no ouvido direito?

O zumbido no ouvido direito nada mais é do que um sintoma, e não uma doença específica, e isso significa que o mesmo pode ter diversas causas, assim como acontece com a febre ou até mesmo dor de cabeça.

Claramente pode aparecer em qualquer idade, e isso inclusive nas crianças, saiba, porém, que acontece com maior frequência a partir da terceira idade, ocorrendo assim em cerca de 28 milhões de pessoas no Brasil.

 

Conheça as principais causas do zumbido no ouvido direito

Entre as principais causas do zumbido no ouvido direito estão algumas causas muito comuns, entre elas:

  • Total excesso de cera;
  • Lesões e infecções no ouvido;
  • Doenças cardiovasculares;
  • Diabetes;
  • Disfunções propriamente na articulação da mandíbula;
  • Consumo em excesso de álcool, tabaco, cafeína, entre outros.

 

Tipos de tratamento que ajudam a lidar com o zumbido no ouvido direito

Zumbido no Ouvido Direito

Com a modernidade surgiram novas tecnologias, novas informações, e tudo ficou mais fácil, então se você deseja saber quais são os tratamentos existentes para zumbido no ouvido direito fique por aqui e entenderemos melhor as opções existentes no dia de hoje.

Tratamento à base de remédios

Veja bem, não existe apenas um tipo de remédio que ajude a curar o zumbido no ouvido, no entanto, existem aqueles que podem ser usados como tratamentos para aliviar os sintomas sentidos.

Uso de aparelho auditivo

Certamente algumas das vezes em que as pessoas se queixam de sofrer com zumbido no ouvido direito, acaba sendo possível que as mesmas possuam consideráveis perdas auditivas, dessa forma, o ideal é fazer uso de aparelhos auditivos eles ajudam a identificar melhor os sons externos.

Claramente isso acabará minimizando assim a atenção que você frequentemente dá ao zumbido em seu ouvido, que também sabemos que é um som interno.

Fazer terapia de som

Sobre esta terapia, a mesma é caracterizada pelo uso de sons no ambiente, esses acabam servindo completamente para diminuir a percepção que temos do zumbido, e inclui ainda colocar ruídos mais brandos, sons da natureza ou músicas, por exemplo.

Tudo isso acontece justamente para evitarmos o silêncio, e então diminuir sua atenção ao zumbido.

Ademais, existem diversos aparelhos bem específicos de vários tamanhos e preços que que podem emitir ruídos e ser úteis em vários casos, tudo com a orientação do otorrino e do fonoaudiólogo.

Fazer terapia comportamental

Saiba que a terapia comportamental é capaz de ajudar com o zumbido no ouvido direito e ela consiste em técnicas de:

  • Reordenamento;
  • Relaxamento;
  • Habituação a situações psicossociais;

O foco desta terapia é voltado para que as pessoas se sintam mais confortáveis com o zumbido.

Desta maneira, são realizados diversos treinamentos de sons e de técnicas que acabam ajudando a ignorar o zumbido em questão, podendo ainda ser efetivada em grupo ou individualmente.

Sabidamente a terapia comportamental acaba ajudando a pessoa a traçar novos objetivos para quando o zumbido surgir e for muito difícil ignorá-lo.

Alterar a dieta

Veja bem, é comum haver o hábito de consumirmos alimentos que podem desencadear ou até mesmo piorar o zumbido, e para que ocorra uma terapia eficaz, será preciso evitar o consumo total de alimentos açucarados, álcool, cafeína, edulcorantes artificiais, entre outros.

Evite com veemência o consumo de gorduras trans, saturadas, de sal, leite e derivados e até mesmo de frituras.

Faça terapias alternativas

Veja que algumas das terapias que podem ajudar na contribuição para o tratamento do zumbido no ouvido direito incluem:

  • Acupuntura: saiba que para tratar o zumbido no ouvido a acupuntura é fundamental, portanto, os acupunturistas avaliam o pescoço, a coluna cervical da pessoa, tudo porque muitas vezes a má circulação sanguínea está por toda essa região;
  • Técnicas de relaxamento: são simplesmente úteis para ajudar a melhorar o padrão do sono, também diminui a ansiedade e ajuda a amenizar a tensão nos músculos da cabeça e pescoço;
  • Musicoterapia: saiba que o desenvolvimento de tratamentos musicais compatíveis de forma normal com o gosto da pessoa, acabam ajudando na diminuição da percepção do zumbido;

 

Conheça o Programa de Restauração Auditiva

Você possui uma nova possibilidade de tentar melhorar o zumbido no ouvido direito e é justamente o Programa de Restauração Auditiva, que nada mais é do que uma espécie de terapia do som. Conheça a estrutura do programa:

Sobre a Terapia de ruído branco

Sobre esta terapia saiba que ela é projetada para ajudar no processo de cicatrização estimulando assim a parte central do cérebro, reabilitando assim a função auditiva.

Ela tem sido cientificamente comprovada diretamente na restauração da audição e ainda na própria aniquilação de sintomas de zumbido.

Sobre a terapia de sons finos e clássicos

Saiba que a música clássica realmente não possui amplas variações de amplitude, o que acaba transmitindo uma sensação mais calmante, que acaba afetando positivamente o sistema límbico, que também é um processador emocional do cérebro e está ligado à reação da própria pessoa a esse zumbido.

Sobre a terapia de sons da natureza

Saiba que tendo acesso a terapia de sons da natureza, seu senso geral de equilíbrio acaba sendo restaurado por completo, ajudando a tornar mais fácil de relaxar e abraçar totalmente a beleza natural do mundo.

Este programa tem ajudado várias pessoas a recuperar o controle, sem se precisar sofrer com zumbidos que podem trazer até problemas psicológicos.

 

Conheça o Programa de Restauração Auditiva