O Que é Zunido no Ouvido

O Que é Zunido no Ouvido

O zunido no ouvido acaba sendo algo mais comum do que pensamos, pode-se dizer que cerca de 30% das pessoas escutam um barulho sem haver a existência de uma fonte sonora em algum momento de suas vidas.

Além disso, de acordo com a própria Associação Britânica de Zumbido, 10% da população acaba vivendo com um zumbido muito persistente, no entanto, o que exatamente causa esse ruído?

Saiba que o zunido também é chamado de “tinnitus”, sendo que o zumbido de forma geral acaba sendo o sintoma de algum distúrbio. Claramente o barulho pode ser intenso ou bem baixo, afetando um ouvido ou dois. Saiba tudo sobre ele abaixo!

 

Como são descritos o Zunido no Ouvido?

Saiba que há vários tipos de zunido no ouvido, e entre eles:

  • Barulho de apito;
  • Barulho de chiado;
  • Barulho de grilo;
  • Barulho de cigarra;
  • Barulho de cachoeira;
  • Barulho de panela de pressão;
  • Barulho de motor;
  • Barulho de rádio fora de sintonia;

 

Entenda o que é o zunido no Ouvido e como pode reconhecer ele

O zunido no ouvido acaba sendo um ruído fantasma, que aparece sem nenhuma fonte de som externa. Saiba que sua formação no ouvido interno e no cérebro de fato ainda é um verdadeiro mistério para a ciência.

Porém, uma coisa é mais do que certa: o zumbido não é realmente uma doença, e sim um sintoma de que algo não está funcionando bem.

Saiba que o som no ouvido acaba diferenciando de acordo com cada paciente, em altura, sonoridade, nível de percepção e volume.

Por algumas vezes, é ouvido apenas em um ouvido, e ainda muitas vezes no centro da própria cabeça.

Lembrando que o zumbido pode acontecer em várias fases transitórias, e está presente ainda em intervalos ondulatórios ou permanentemente, e nunca desaparecer da própria consciência.

Pode-se dizer que aproximadamente 90% dos casos de zumbido estão perfeitamente associados à deficiência auditiva.

 

Será que o zunido no ouvido é prejudicial para a saúde?

Será que o zunido no ouvido é prejudicial para a saúde

De um ponto de vista médico saiba que ele não é prejudicial para a saúde, entretanto, a poluição sonora permanente pode simplesmente danificar a mente por um longo tempo.

Certamente algumas pessoas afetadas acabam considerando o seu zumbido uma tortura completamente sem fim: este acaba por perturbar sua concentração durante o dia e não permite que durma durante a noite.

Dentro de um contexto geral, se a pessoa afetada acabar considerando os ruídos no ouvido preocupantes ou importantes, então o sistema límbico que também é o responsável pelo processamento das emoções no cérebro deve ativar mecanismos de fortalecimento emocional que por fim desencadeiam um ciclo vicioso.

Geralmente o zumbido está presente de forma quase que permanente dentro da consciência e de certa forma acaba sendo prejudicial.

Porém, devemos salientar que nem todas as pessoas que foram afetadas pelo zunido no ouvido acabam sofrendo com os ruídos no ouvido. Sendo assim, saiba que uma distinção é feita entre o zumbido compensado e o descompensado, confira:

 

Sobre o zumbido no ouvido compensado

Certamente um zumbido compensado não deve ser considerado particularmente incômodo pela própria pessoa que foi afetada.

Claramente o ruído no ouvido acaba sendo completamente suprimido da própria consciência na maior parte do tempo.

Sobre o Zumbido no ouvido descompensado

Sobre o zumbido descompensado saiba que ele está completamente presente e acaba causando ainda enorme sofrimento.

Claramente este tipo de zumbido possui um impacto negativo impactando na qualidade de vida. O zumbido descompensado pode simplesmente resultar em distúrbios do sono, ansiedade, estresse, depressão e isolamento social.

Ademais, em alguns pacientes este ruído fantasma ainda é capaz de causar dores de ouvido, dores de cabeça, tonturas e até mesmo tensão muscular.

 

E quanto tempo dura o Zunido no Ouvido?

Saiba que o zumbido pode ocorrer de forma rápida e desaparecer quase que imediatamente, saiba, porém, que pode permanecer ainda por vários meses ou ainda durante a vida toda.

Na maioria dos casos os médicos acabam distinguindo três formas de zumbido:

  • Zumbido agudo: ele tende a durar menos de 3 meses, e geralmente desaparece de forma espontânea. Quando necessário o tratamento pode ser feito com medicamentos;
  • O zumbido subagudo: acaba desaparecendo depois de 3 a 12 meses, sendo que a realização de um tratamento medicamentoso e ainda exercícios de relaxamento podem ajudar levando melhorias.
  • Zumbido crônico: neste caso, os zumbidos podem durar mais de 12 meses e raramente desaparecem sem tratamentos medicamentosos ou terapêuticos;

 

E quais são as causas do aparecimento do Zunido no Ouvido?

Muitas pessoas querem saber mesmo quais são os principais desencadeadores do zumbido, confira abaixo:

  • Devido ao barulho;
  • Estresse;
  • Ao uso de medicamentos;
  • Uso de cigarro e bebida alcoólica;

 

Veja o que fazer se for afetado pelo zumbido

Quando surgem de repente, esses ruídos são incômodos e desaparecem por si só na grande maioria dos casos.

Em alguns casos será preciso dar uma pausa para cuidar de sua audição e de si, e então o que fazer se esse ruído ou assobio no ouvido não desaparecem?

Saiba que se o ruído no ouvido durar em um prazo maior que 24 horas, saiba que será interessante consultar um especialista.

O ideal é tratar o zumbido agudo o mais cedo possível, então melhores serão as hipóteses de recuperação, e então mais cedo será possível evitar um zumbido crônico.

 

A opção agora: o Programa de Restauração Auditiva saiba tudo sobre ele!

Uma nova opção de tratamento te ensina a lidar com o zumbido da melhor maneira possível, aprendendo a ignorar e mantendo somente o foco nos sons externos.

Este programa é voltado para exercícios baseados em tratamentos informáticos, eles são capazes de ajudar a mascarar, ignorar e aliviar os zumbidos.

Ele ainda possui uma garantia equivalente a 30 dias, ou seja, você pode fazer este programa e analisar se conseguirá ter resultados positivos com ele.

Se não for o caso, e não gostar dos resultados, saiba que poderá então solicitar os valores pagos de volta, e ele será imediatamente devolvido pelo criador do programa.

 

Quer mais detalhes confira nosso artigo Programa de Restauração Auditiva: A Solução para o Zumbido no Ouvido?