Entenda o Que é Zumbido no Ouvido

Entenda o que é Zumbido no ouvido

O zumbido no ouvido pode ser sinal de outros problemas relacionados à audição, além do mais, dores de cabeça, falta de concentração, estresse, insônia, tonturas, ansiedade, acabam sendo alguns dos problemas apresentados por problemas da audição.

Saiba ainda, que alguns problemas relacionados ao canal auditivo podem acabar causando uma avalanche de sintomas, entre eles: zumbidos, dores, coceiras e até mesmo outros tipos de doenças.

Em relação ao zumbido, saiba que ele é um problema relativamente comum e que certamente possui várias causas.

Além do mais, um estudo acaba mostrando que cerca de 15% da população mundial, sendo que em sua grande maioria são formados pelos idosos, acabam sendo diagnosticados com zumbido.

Ademais, ainda é muito comum haver perda auditiva acompanhada ainda do zumbido, claro que há alguns grupos onde existe o zumbido mesmo sem ocorrer a perda da audição. Vamos conferir todos os detalhes!

 

Zumbido no Ouvido: Como se Caracteriza?

Em relação ao zumbido no ouvido, saiba que ele se caracteriza por um sintoma onde o paciente acaba possuindo a percepção de um som que claramente pode ter diferentes frequências e tipos.

Isso acontece ser haver uma verdadeira fonte física ou até mesmo causa externa identificável, causando assim um enorme desconforto e atrapalhando o cotidiano da pessoa.

Claro que ele pode ser originado por diversos fatores, por isso mesmo, será preciso saber o motivo de tal condição para finalmente tratar o sintoma (zumbido) como seu próprio fator de origem.

 

Conheça as Possíveis causas para o Zumbido no Ouvido

Abaixo você conseguirá conferir algumas causas do porque o zumbido no ouvido ocorre, e quais são as soluções para se livrar desse problema em questão:

  • Devido ao excesso de cera;
  • Lesões e infecções no ouvido;
  • Desvios de coluna;
  • Alterações cardiovasculares;
  • Disfunções da própria articulação da mandíbula;
  • Consumo excessivo de cafeína, tabaco, álcool, entre outros;

 

Claro que temos a impressão de que esse zumbido realmente atinge mais os idosos, entretanto ela é falsa, porém, há uma explicação: na realidade, cerca de 90% dos casos possuem como causa principal a perda auditiva.

Certamente este é um problema que atinge bem mais a terceira idade, sendo que há mais ocorrências de zumbido durante esta faixa etária.

Pode-se dizer que esse som é bem incômodo, no entanto, pode aparecer em qualquer idade, com pessoas que possuem idade normal ou não.

Devemos lembrar ainda que há relação ainda com o gênero, sem explicação plausível acaba acometendo mais o sexo feminino.

Claramente o zumbido no ouvido acaba sendo um barulho completamente incômodo, e a pessoa fica escutando mesmo sem a existência da fonte sonora.

Ademais, conforme a própria a Associação Americana de Zumbido (ATA, na sigla em inglês), em torno de 20% das pessoas acabam por conviver de perto com este problema. Já entre os idosos acima de 70 anos, a incidência acaba sendo de 25%.

 

Por que os Zumbidos Aparecem?

Os zumbidos podem ser agudos e graves, podendo ser barulhos semelhantes a barulhos tais como: cachoeira, chiado, apito, panela de pressão, grilo e motor.

Claro que o incômodo é muito comum principalmente depois que esse individuo acaba frequentando ambientes ruidosos, como shows e festas, esses podem destruir as células dos ouvidos.

Lembrando que se esse ruído permanecer no dia seguinte ao evento será preciso buscar um médico.

Saiba que o zumbido costuma ser consequência da perda de audição, sendo que a mesma acaba sendo uma tentativa do próprio sistema responsável pela audição em compensar a falta do estímulo que deveria estar presente

O incômodo é comum depois que um indivíduo frequenta ambientes ruidosos, como festas e shows, que podem destruir as células do ouvido.

Dessa forma, se porventura o ruido permanecer no dia seguinte, então na maioria dos casos é preciso procurar um médico.

Em grande parte dos casos, o zumbido costuma mesmo ser consequência da perda de audição, ele acaba sendo uma tentativa do próprio sistema responsável da audição em compensar a falta do estímulo que deveria estar de fato presente.

 

Como Dormir com o Zumbido no Ouvido?

De fato, existem diversas formas bem práticas que ajudam a minimizar o efeito dos zumbidos e que ajudam a melhorar suas noites de sono. Veja quais são elas:

 

Comece a praticar exercícios físicos

Lembre-se que ansiedade e estresse podem também ser causas do zumbido no ouvido, portanto, existe a necessidade de praticar atividades físicas. Encontre então um exercício que você sinta total prazer em realizar!

Procure evitar sons muito intensos durante o dia

Veja bem, a lesão provocada pelos sons intensos é cumulativa, sendo assim, quanto maior a exposição, maior deve ser o dano às células. Procure evitar ruídos excessivos e repetitivos para evitar assim seu agravamento!

Procure investir em sons relaxantes principalmente na hora de dormir

Evite o silêncio completo para que os zumbidos não dominem seus pensamentos, portanto, na hora de dormir reproduza alguns sons tranquilizantes em seu quarto. Isso fará com que os zumbidos diquem em segundo plano!

Essas são apenas algumas dicas, obviamente pode ser que para você funcione diferente, o importante é saber lidar bem com este problema!

 

Sobre o Programa de Restauração Auditiva

Sabidamente alguns estudos acabam comprovando que alguns exercícios informáticos acabam ajudando a aliviar, mascarar ou até mesmo a ignorar os zumbidos.

Certamente amenizar ou até mesmo eliminar o zumbido em seus ouvidos de forma totalmente segura e sem efeitos colaterais é mais difícil do que parece.

Sobre o Programa de Restauração Auditiva saiba que ele é capaz de eliminar alguns dos sintomas completamente adicionais do zumbido, tais como: dores no ouvido, dor de cabeça e ainda tontura.

Além do mais, através deste programa é possível eliminar a tensão, depressão, ansiedade, exaustão e agitação que tendem a acompanhar o zumbido. É possível ainda voltar a ter maior controle emocional e poderá então dormir tranquilamente!

Sabidamente este programa ainda permite com que você se sinta mais relaxado e feliz, justamente porque sabe que está no caminho de uma vida mais saudável.

Automaticamente a pessoa consegue sentir-se mais leve, enérgica e saudável, desfrutando plenamente de maior clareza mental, vitalidade e entusiasmo.

 

Índice