Como Acabar com Zumbido no Ouvido?

como acabar com zumbido no ouvido

São várias as pessoas que se perguntam como acabar com zumbido no ouvido, ele que pode aparecer como assobio, chiado, zunido, apito, entre outros. Na realidade, seja qual for o barulho ou até mesmo a definição que damos ao zumbido no ouvido, este ruído pode ser muito incômodo.

O fato é que é importante que possamos compreender que esse distúrbio não está apenas em algumas pessoas, porém, há muitos que sofrem com esse mal.

O fato é que o zumbido no ouvido ou “tinnitus” como é conhecido, acaba sendo um dos problemas mais comuns, e que atinge até 15% da população mundial.

Além do mais, conforme a própria Organização Mundial de Saúde (OMS), o fato é que 278 milhões de pessoas convivem diariamente com este problema. E no Brasil, em torno de 28 milhões de pessoas possuem zumbido nos ouvidos.

Por este motivo, várias pesquisas sobre como acabar com zumbido no ouvido são feitas diariamente na internet. Sendo assim, vamos conferir abaixo o que pode ser feito para ajudar em relação a este problema!

 

E o que faço para acabar com zumbido no ouvido?

Antes de responder a pergunta: como acabar com zumbido no ouvido? Saiba que a intensidade e ainda o tempo de duração dos ruídos acabam sendo variáveis, e com frequência representam o sintoma de uma outra condição, e isso inclui a própria perda de audição.

Por esse motivo, é essencial antes de tudo buscar um atendimento especializado para verificar o que é mais adequado para seu caso.

Neste presente momento não há uma cura que é cientificamente comprovada para os casos de zumbido crônico, principalmente quando este ruído é decorrente da perda de audição neurossensorial.

Porém, saiba que existem várias opções de tratamento para os zumbidos, e tudo com o objetivo final de diminuir a percepção dos ruídos, permitindo assim que o paciente tenha uma vida ainda mais confortável, satisfeita e livre. Confira as melhores opções a seguir:

Uso de remédios

Apesar de os remédios não serem capazes de curar os zumbidos, saiba que em determinados casos eles podem ajudar na redução das complicações e/ou sintomas que porventura você estiver sentindo.

Ademais, entenda que as medicações que são fortemente recomendadas para lidar com problemas de zumbido no ouvido incluem ainda: antidepressivos e medicamentos para ansiedade.

Entenda ainda, que tais remédios precisam ser prescritos por um médico, e o processo deve ser realizado após o mesmo examinar a situação. Lembre-se ainda, de usar a medicação por tempo limitado para evitar possíveis complicações.

Uso de aparelhos auditivos

Em grande parte dos casos, o zumbido está totalmente relacionado à perda de audição. E isso acaba acontecendo justamente porque há uma diminuição da capacidade auditiva, e então o cérebro passa por mudanças na maneira em que processa as frequências sonoras.

Claramente o chiado acaba sendo uma das maiores consequências dessas alterações em questão.

Certamente os aparelhos auditivos acabam sendo perfeitamente úteis para amenizar a perda de audição, e por consequência podem ajudar fazendo com que o zumbido fique menos audível.

Isso acontece porque os aparelhos acabam aumentando o volume do ruído externo, mascarando assim, o som do zumbido.

Somente a partir daí seu cérebro acaba por se concentrar em outros barulhos desviando assim a atenção do zumbido.

Lembrando que o tratamento com os aparelhos auditivos acaba sendo eficaz em pacientes com perda auditiva leve a moderada.

 

É possível fazer terapias do som

como acabar com zumbido no ouvido

Respondendo à pergunta: como acabar com zumbido no ouvido? Saiba que este tipo de terapia é um termo bem abrangente, e que acaba por envolver várias técnicas, elas servem para melhorar sua experiência auditiva.

De forma geral, é importante que você entenda que a terapia sonora acaba significando o uso de ruído externo para alterar a percepção do próprio paciente em relação ao zumbido.

Lembrando que assim como outros métodos de tratamento, esta terapia em questão não pode curar esta condição, no entanto, pode diminuir de forma considerável a intensidade do zumbido.

Saiba ainda, que há vários dispositivos que podem ser usados dentro da terapia sonora. Sendo que as principais são as máquinas, elas acabam fornecendo ruído branco, barulhos sutis, sons da natureza, proporcionando assim relaxamento e alívio desta condição temporariamente.

Sobre a Terapia de Reciclagem do Zumbido (TRT)

Sobre esta abordagem saiba que a mesma é totalmente baseada no fato de que a percepção do zumbido possui influência de fatores completamente emocionais.

Saiba que a terapia acaba incluindo ainda reuniões terapêuticas, essas que ensinam técnicas de relaxamento e ainda desvio de atenção para que então a pessoa consiga viver bem melhor com o zumbido.

Compreenda ainda, que a TRT acaba por incluir a reprogramação do cérebro, tudo para que o mesmo filtre a exposição ao ruído para enfim evitar o silêncio, ademais, há outras atividades de aconselhamento e equipamentos bem específicos.

Tratamentos relacionados a doenças subjacentes

Na grande maioria dos casos entenda que o zumbido acaba sendo um dos sintomas da perda de audição. Porém, saiba que os sintomas do zumbido podem ser causados simplesmente por disfunções físicas em outras partes de nosso corpo.

Saiba que esses casos menos comuns podem simplesmente ser resolvidos com tratamento da doença em questão.

Além do mais, lembre-se que quando o zumbido acaba sendo causado por problemas da articulação temporomandibular (ATM), saiba que fazendo o realinhamento da mandíbula ou ainda tratamento odontológico podem ajudar a aliviar os sintomas.

Se porventura, o causador dos zumbidos for o excesso de cera, então a remoção deste bloqueio acaba sendo suficiente para eliminar este zumbido em quadros mais leves.

Lembrando que além de tais casos, o zumbido pode estar perfeitamente associado a demais doenças, entre elas a doença de Meniere ou otosclerose e tumores. Porém, nem todas elas são tranquilamente curáveis!

 

Veja uma nova possibilidade: Programa de Restauração Auditiva!

Veja que uma das formas de aprender a lidar com zumbidos é justamente o fato de que este programa está à disposição, lembrando que o intuito é fazer com que você viva bem mesmo com os zumbidos.

 

Confira nosso artigo Programa de Restauração Auditiva.